POLA – Princípio da Menor Surpresa

O POLA ou Princípio da Menor Surpresa é um principio que busca evitar que o usuário seja surpreendido por um retorno não esperado. A idéia básica do POLA é a previsibilidade. Nesse post vou mostrar alguns exemplos de códigos java, que vão contra esse principio, não vou colocar o resultado, a idéia é que você tente imaginar a resposta e depois teste, ok?

Veja esse código, qual a saída dele?



Integer a = 1;
int b = 1;
Integer c = 1;

System.out.println(a == b);
System.out.println(b == c);
System.out.println(a == c);

e se for somado 999 nas três variáveis o resultado das comparações é o mesmo? O que você acha?



a += 999;
b += 999;
c += 999;

System.out.println(a == b);
System.out.println(b == c);
System.out.println(a == c);


No próximo código temos duas variáveis com a string “paulo”. O que é retornado quando comparamos as duas com o operador de igualdade(==) ? E se a comparação fosse feita com as strings em maiúsculas? O resultado é o mesmo? Têm certeza?

OBS. O certo é usar o método .equals para comparar strings



String a = "paulo";
String b = "paulo";

System.out.println(a == b);
System.out.println(a.toUpperCase() == b.toUpperCase());


Agora veja esse código, ele não compila e nem deveria, não é?



float f = 2f;

int i = 0;

i = i + f;

mas e esse, será que compila?



float f = 2f;

int i = 0;

i += f;


Por ultimo qual o resultado de 0.1 + 0.1 + 0.1 ? simples né? será?



System.out.println( 0.1 + 0.1 + 0.1 );

Mais sobre Princípios de Projetos Orientados a Objetos:
http://ferhenriquef.com
http://www.henriqueavila.com.br

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